Coordenador : Maria Cristina Nobre e Castro
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 387637.2201.49120.22022023
Unidade/Órgão Adm.: CMV
Departamento/Setor: MCV
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Alunos de graduação de Medicina Veterinária da UFF e de outras IFES. Residentes e Médicos Veterináros da região. Tutores que adotam cães e gatos.
Local de atuação: Faculdade de Veterinária da UFF
Objetivo
1- Objetivo geral: Levar para comunidade de estudantes e médico veterinários atualização constante de conteúdos de clínica médica de cães e gatos. Compartilhar orientações para tutores de cães e gatos no que diz respeito a doenças de seus animais, zoonoses e bem estar e Saude Única Oportunizar aos alunos participantes do Projeto a experiência de organizar eventos, ter contato direto com a comunidade e interagir com diferentes profissionais. 2Objetivos específicos: 2.1- Organização de Eventos na Área de Clínica Médica 2.2- Elaboração de material impresso destinado a tutores de cães e gatos a ser distribuido em Feiras de Adoção. 2.3- Reuniões do grupo para estabelecer andamento dos ações.
Resumo
O projeto criado a partir das demandas da comunidade de alunos e de tutores de cães e gatos. Identificamos as necessidades da comunidade e decidimos sobre os temas das ações, seja na participação com a comunidade em Feiras de Adoção, seja organizando Simpósios para alunos e médicos -veterinários já formados que atuam no entorno. Dessa forma a interação dialógica Universidade-Comunidade fica clara, além do impacto das nossas ações na transformação social. A participação dos alunos é essencial e eles vivenciam experiências únicas para seu crescimento pessoal e profissional. O Projeto engloba duas vertentes dentro do espectro de ação do estudante de medicina veterinária, pois o trabalho é desenvolvido tanto para o foco acadêmico mas também para interação com a comunidade. a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento das habilidades de comunicação, liderança e trabalho em grupo. e comunidade. Organização de eventos de educação continuada. Para 2023 já está programado o VI Março Amarelo, com palestras sobre nefrologia; o V Setembro Vermelho, sobre cardiologia, o VI Simpósio de medicina Felina e o I Simpósio sobre Doenças do trato Digestório. Os Simpósios são gratuitos, oportunizando a participação de estudantes e profissionais da área. Além dos eventos abertos a toda comunidade de estudantes de Medicina veterinária e profissionais, o Projeto irá participar de Feiras de adoção de cães e gatos onde são realizadaos orientações sobre posse responsável e cuidados com cães e gatos. Dessa forma, contribuímos com a comunidade para o bem estar dos animais e segurança de seus tutores.